Instituído em 1987, no âmbito da SHIP, o prémio denominado “Aboim Sande Lemos – Identidade Portuguesa”, de carácter perpétuo e atribuição anual, destina-se a galardoar pessoas singulares ou colectivas, cuja obras notáveis e originais, nas áreas das Ciências Humanas, Artes, Feitos Excepcionais, Ciências da Natureza, Técnicas e Tecnologias, “contribuam ou hajam contribuído, de forma significativa, para o robustecimento da identidade da imagem cultural portuguesa e afirmação de Portugal como país livre e independente”.
O fundo de suporte à atribuição do prémio foi doado pelo consócio Cor. Eng.° Manuel Aboim Ascensão Sande Lemos e são anualmente constituídos os respectivos júris, o último dos quais, presidido pelo General José Baptista Pereira, presidente da Mesa da Assembleia Geral da SHIP, integrou o Prof. Eng.° Luís Aires Barros, a Prof.a Doutora Maria da Conceição Sande Lemos, o Dr. Mário Luís Nunes Correia Ribeiro e o Prof. Doutor Justino Mendes de Almeida.
Foram já contempladas 25 personalidades e instituições ligadas às diversificadas áreas abrangidas no regulamento deste que é o maior prémio anual da SHIP, compreendendo um diploma e um troféu, além do valor pecuniário fixado.
Em 2010, o prémio Aboim Sande Lemos – Identidade Portuguesa foi atribuído, por deliberação unânime do júri, ao General Vasco Rocha Vieira, “em reconhecimento de uma excepcional carreira militar e de servidor do Estado, onde sobressaem o seu notabilíssimo desempenho nos cargos de Chefe do Estado- -Maior do Exército, de 1976 a 1978, representante Militar Nacional junto do Comando Supremo Aliado da Europa na Bélgica, de 1978 a 1982, Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, de 1986 a 1991, e último Governador de Macau, de 1991 a 19 de Dezembro de 1999, e pelo seu extraordinário e patriótico contributo para a consolidação da herança de matriz portuguesa nas suas múltiplas facetas, para o desenvolvimento do território de Macau e – passados que são dez anos sobre o evento final – para a efectivação de uma transferência de soberania tranquila e com alta dignidade, factos que as autoridades chinesas têm repetidamente vindo a louvar e a pôr em destaque como exemplares, deste modo concorrendo para o excelente relacionamento que se mantém entre os dois países e, assim, contribuindo decisivamente para o robustecimento da identidade portuguesa e prestígio do nosso País no contexto internacional”.
Ausente, em serviço oficial no estrangeiro, recebeu o prémio a esposa, Sr.a Dr.a Maria Leonor Rocha Vieira, num momento de grande emoção e com o vasto auditório de pé, em prolongada e intensa ovação, na cerimónia comemorativa do Dia da SHIP, em Maio do corrente ano.
Instituições e personalidades contempladas
Comandante Virgílio de Carvalho
UCCLA – União das Cidades Capitais
Luso-Afro-Américo-Asiáticas
Ex aequo – Prof. Eng.° Edgar António de Mesquita Cardoso
e
Prof. Doutor António de Oliveira Carvalho Rodrigues
Dr. Afonso Botelho
Instituto de Higiene e Medicina Social da Faculdade de
Medicina da Universidade de Coimbra
Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional
Grupo Musical Madredeus
Dr. Corino de Andrade
Ex aequo – Padre Doutor Henrique Pinto Rema
e
Poeta António Manuel Couto Viana
Misericórdias Portuguesas
Exa equo – Arq.º Amâncio Miranda Guedes
e
Dr. José Cordeiro Blanco
Liga para a Protecção da Natureza
Compositor Eurico Carrapatoso
Capitão-de-Fragata Augusto Mourão Ezequiel
Colégio Militar
This is Timeline description, you can change me anytime click here
Prof. Doutor António Damásio
Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro
(Não atribuído)